Mulheres na política
Brasil
A primeira mulher Chefe de Estado na História do Brasil, foi em 1815 D. Maria I Rainha reinante do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, etc. quando o Brasil foi elevado da posição de colônia portuguesa para Reino Unido à Portugal tendo o Rio de Janeiro como capital do Reino.
A segunda mulher Chefe de Estado na História do Brasil foi D. Leopoldina que atuou como Regente em 1822, grande foi sua influência no processo de independência do Brasil.
A terceira mulher Chefe de Estado na História do Brasil foi D. Isabel que foi Regente do Brasil em varios periodos (1870 — 1871, 1876 — 1877 e 1887 — 1888) durante o periodo em que ela regeu o Brasil ela sancionou em 13 de maio de 1888 a Lei Áurea (Lei Imperial n.º 3.353) foi a lei que extinguiu a escravidão no Brasilque foi um grande marco na História do Brasil, e que a eternisou como a Redentora.
Durante grande parte da História do Brasil República, as mulheres foram excluidas de qualquer participação na política, pois a elas eram negados os principais direitos políticos como, por exemplo, votar e se candidatar. Somente em 1932, durante o governo de Getúlio Vargas, as mulheres conquistaram o direito do voto. Também puderam se candidatar a cargos políticos.
[editar]Principais participações das mulheres na política brasileira
- Em 1929, Alzira Soriano conquistou 60% dos votos e em 1º de janeiro do ano seguinte foi empossada prefeita de Lajes, no Rio Grande do Norte[1]. Foi à primeira mulher da América Latina a assumir o governo de uma cidade.
- Em 1933, Carlota Pereira de Queirós tornou-se a primeira deputada federal brasileira.[2]
- Em 1979, Eunice Michiles tornou-se a primeira senadora do Brasil.[2]
- Entre 24 de agosto de 1982 e 15 de março de 1985, o Brasil teve a primeira mulher ministra de Estado, foi Esther de Figueiredo Ferraz, ocupando a pasta da Educação e Cultura.[2]
- Em 1986, Iolanda Fleming se tornou a primeira mulher a governar um estado brasileiro.
- Em 1986, Maria Luíza Fontenele tomou posse como à primeira mulher prefeita de uma capital estadual brasileira.
- Em 1989, Luíza Erundina tomou posse como à primeira mulher prefeita da maior capital do país.
- Em 1989, ocorre a primeira candidatura de uma mulher para a presidência da República. A candidata era Maria Pio de Abreu, do PN (Partido Nacional).
- Em 1990, Zélia Cardoso de Mello foi empossada como a primeira e única mulher a ocupar o cargo de ministra da Fazenda.
- Em 31 de outubro de 2010, Dilma Rousseff (PT - Partido dos Trabalhadores) venceu as eleições presidenciais no segundo turno, tornando-se a primeira mulher presidente da República no Brasil.
Ela é a primeira mulher chefe de estado do Brasil República, e ela é a 4ª Chefe de Estado da História do Brasil dês de D. Isabel.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mulheres_na_pol%C3%ADtica
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mulheres_na_pol%C3%ADtica
Postar um comentário