8 de ago. de 2012

Desabafo de uma Nutricionista de Uberaba


Querida população, segue um desabafo de uma Nutricionista e é onde eu digo que precisamos de mais Nutricionistas nas Politicas Públicas

Venho através deste mostrar minha indignação no que se refere a nossa profissão.
Devemos lutar por ela que é tão importante para a saúde da população, não como “dietistas”, mas como disseminadores de conhecimento na área da nutrição e que pode no MÍNIMO contribuir com a qualidade de vida das pessoas.
Até onde essa “tal” QUALIDADE DE VIDA é importante para a população não é mesmo governantes desse país e até mesmo desta “nossa” UBERABA!
Minha indignação está a que se refere o Plano de Saúde 2010 a 2013 que tem como um dos objetivos fortalecer os Núcleos de apoio as equipes de saúde da família com a Contratação de nova categoria profissional (Nutricionista) para cada Distrito.
Neste caso não foram contratadas nutricionistas.
Assim deram a seguinte resposta: Mesmo não havendo a contratação da profissional nesta área, há no departamento de atenção básica uma profissional desta área que realiza capacitações periódicas com objetivos a serem alcançados pelas equipes de saúde da família, cumprindo desta forma as metas pactuadas. Fato descrito no relatório de gestão (SARGUS).
Ok, as metas foram pactuadas, certo. Qual meta? A de contratação? Mais não foram contratadas não é mesmo?
Não discuto competência de profissional nenhum, mais o departamento tem um (1) profissional que capacita a equipe saúde da família pra fazer educação nutricional. Em quanto tempo é essa capacitação? Quantas equipes são capacitadas e monitoradas por este único profissional? Eu, em particular, estudei quatro anos pra fazer educação nutricional, avaliar o paciente, orientar e planejar a sua alimentação de forma clara e eficaz e levar estes a uma QUALIDADE DE VIDA através da alimentação saudável. Sei também que foram realizados ações de promoção a alimentação saudável pelos profissionais existentes na rede pública, a quantidade de profissionais é o suficiente? Um (1) para cada 100.000 (cem mil) habitantes? Quantos profissionais temos “em campo” atuando nesse trabalho?
Certa vez, uma paciente da Casa do Diabético me disse que teve como orientação nutricional de uma agente de saúde não “comer” cenoura, beterraba, macarrão, arroz entre outros, e aí NUTRICIONISTAS “isso pode” ou não?
Simplesmente estão vendendo pelo preço que compraram!
Não se pode cobrar dos agentes, pois não foram formados para esta competência. E quem foi formado para tal? NÓS NUTRICIONISTAS!!!!!
Como devemos agir?
Já ouviram a frase: “Quem não chora não mama”, então queridos (as) amigos e colegas de profissão temos que Chorar bem alto, Gritar pra sermos ouvidos. Quem se habilita?
Temos que nós unir por um bem comum, nossa profissão.
E já aviso com antecedência, não adianta “gorar” dizendo que não funciona porque isso ou aquilo nos impede, temos que nos unir! Quem não quer se aliar a esta luta é só ficar “quietinho”.
Graças a meu bom Deus, tenho trabalhado muito, mais sei de tantas Nutricionistas que se encontram desempregadas e até atuando em áreas que não são as que gostariam de exercer e é por isso que estou aqui! Pois vejo pessoas que tanto estimo quase se humilhando por uma chance.
VAMOS LÁ! PRECISAMOS DE DIVULGAÇÃO, ESSE É O PRIMEIRO PASSO!
Além deste fato temos ainda mais um pra incluir na nossa luta, vocês sabem que nosso município tem um Código sanitário?  Acessem o Link:http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/acervo/saude/arquivos/vigilancia_sanitaria/codigo%20sanitario%20final.pdf.
Neste Código Sanitário diz: Art. 23 - Os estabelecimentos de serviço de saúde a que se refere o Art. 19 e os estabelecimentos de interesse de saúde a que se refere o Art. 20, incisos I a III desta Lei,devem funcionar com a presença do responsável técnico.
Podemos ou não ser responsável técnico de estabelecimentos de interesse a saúde (restaurantes, cozinhas, lanchonetes, etc)? Claro que podemos e queremos não é mesmo?
Fico muito triste quando vejo algum profissional da Nutrição que me diz: “JÁ DESISTI DA PROFISSÃO’.
Realmente é mais fácil desistir do que lutar!
NÃO desistam! Nossa profissão é tão importante para nossa população.
Espero que eu consiga atingir as pessoas certas e iluminar os caminhos que devemos trilhar com orgulho e competência.
A quem possa interessar, muito obrigado! E pra quem não quer abraçar esta causa, obrigado também pelo tempo que gastou lendo meu desabafo.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm
Dieta e Saude
abaixo de 20 Abaixo do Peso
20 a 25 Peso Ideal
25 a 30 Sobrepeso
30 a 35 Obesidade Moderada
35 a 40 Obesidade Severa
40 a 50 Obesidade Mórbida
acima de 50 Super Obesidade
Calculadora Peso Ideal
Sexo: masc
fem
Altura: m cm
Dieta e Saude
Calculadora % Gordura
Sexo: masc fem
Peso: kgs
Idade:
Altura: m cm
Dieta e Saude
Classificação Homens Mulheres
excepcionalmente baixo 6% a 10% 10% a 15%
baixo 11% a 14% 16% a 19%
ideal 15% a 18% 20% a 25%
moderado 19% a 24% 26% a 29%
excesso de gordura maior que 25% maior que 30%

Você tem FOME de que?

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO