11 de set. de 2014

Consumo de sal e açúcar deve ser moderado, alerta especialista

publicado em 09/08/2014 às 12h29:

Consumo de sal e açúcar deve ser moderado, alerta especialista

Segundo nutricionista de Uberlândia, exagero pode causar vários problemas de saúde

Renata Dirrah
Do R7 Triângulo
Foto: R7/Getty Images
Para muitos, quanto mais salgado ou adocicado mais saboroso é um alimento. O problema, segundo especialistas, é que esse exagero cria um ciclo vicioso em que não se percebe o excesso e pode comprometer seriamente a saúde.
Para entender mais sobre estes hábitos e seus malefícios o R7 Triângulo conversou com a nutricionista de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, Ana Cláudia Cardoso que deu dicas de como poupar o organismo e regular o consumo exagerado do sal e do açúcar.
Segundo Ana Cláudia, um dos principais vilões da alimentação é o sal que está presente na maioria dos alimentos.
"O cloreto de sódio também conhecido como 'sal de cozinha' pode ser encontrado ou acrescentado em vários alimentos e quando ingerido mais que o necessário faz o corpo reter líquido. Além disso, o excesso de sódio pode aumentar a pressão arterial e elevar o risco de doenças renais e cardiovasculares, como o AVC", explicou.
A nutricionista alertou que o consumo açúcar sem limites não fica atrás e também está relacionado a vários problemas de saúde.
"O açúcar é um termo genérico para carboidratos cristalizados comestíveis, principalmente sacarose, lactose e frutose. A principal característica dele é o sabor adocicado e seu consumo excessivo em alimentos e bebidas é um dos fatores que influenciam no crescimento de doenças como obesidade, diabetes, câncer, problemas no coração e no fígado. No organismo, o açúcar se transforma em glicose, eleva a insulina e aumenta a síntese de energia. Além disso,  afeta os radicais livres, os famosos oxidantes responsáveis pelo envelhecimento", disse.
Foto: R7/Thinkstock
A especialista frisou, ainda, que os ingredientes não devem ser eliminados da alimentação mas, que é preciso acostumar o paladar a ingerir alimentos com sal e açúcar em menores quantidades.
"Devemos dessensibilizar as papilas gustativas bem devagar para que o processo seja eficaz. Diminuir aos poucos a quantidade do sal e do açúcar das preparações como café, sucos e chás, arroz, feijão e saladas até que fique quase zero", salientou.
Ana Cláudia disse também que os pais devem estar atentos a quantidade de açúcar ingerida pelas crianças.
"Pesquisadores apontaram que o excesso de açúcar está relacionado a irritabilidade de crianças e ao aumento de adrenalina no organismo, causadora da ansiedade e influenciadora na dificuldade de concentração. Então, é preciso evitar exageros, ainda mais se as crianças estão com o estômago vazio", afirmou.
Ainda de acordo com a nutricionista, é preciso estar atento aos excessos de sal e açúcar não só nos alimentos industrializados.
"Enlatados, embutidos, molhos prontos, salgadinhos, hambúrgueres, pães, temperos prontos em pó ou em cubos são alguns dos que contém mais sódio. Já o açúcar está nos cereais matinais, sorvetes, refrigerantes, bolos, chocolates e doces em geral.  Temos também o açúcar oriundo das frutas que pode sim causar malefícios, pois, tudo em excesso causa um desequilíbrio funcional do organismo", finalizou.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm
Dieta e Saude
abaixo de 20 Abaixo do Peso
20 a 25 Peso Ideal
25 a 30 Sobrepeso
30 a 35 Obesidade Moderada
35 a 40 Obesidade Severa
40 a 50 Obesidade Mórbida
acima de 50 Super Obesidade
Calculadora Peso Ideal
Sexo: masc
fem
Altura: m cm
Dieta e Saude
Calculadora % Gordura
Sexo: masc fem
Peso: kgs
Idade:
Altura: m cm
Dieta e Saude
Classificação Homens Mulheres
excepcionalmente baixo 6% a 10% 10% a 15%
baixo 11% a 14% 16% a 19%
ideal 15% a 18% 20% a 25%
moderado 19% a 24% 26% a 29%
excesso de gordura maior que 25% maior que 30%

Você tem FOME de que?

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO