28 de set. de 2014

Um dois, feijão com arroz. Três quatro, todos no prato!




CURIOSIDADE



"De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o arroz branco foi incluído na alimentação devido à forte influência portuguesa. Já o feijão, segundo publicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), incorporou-se à culinária primeiro com os indígenas - que comiam a leguminosa com farinha, e depois com os negros escravos, que tinham o hábito de ingerir feijão em todas as refeições. Mas foi Dom João VI quem primeiro apreciou no Brasil a mistura que até hoje sustenta milhares de pessoas".

Fonte: Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Segundo a Embrapa, um prato de arroz com feijão garante a absorção de mais de 80% da sua proteína. Diferente da proteína animal, a vegetal não contém todos os aminoácidos essenciais (que o corpo não produz e precisa obter da alimentação). Mas isso não é problema, já que os aminoácidos ausentes em alguns alimentos podem ser encontrados em outros. E têm a vantagem de não virem acompanhados de gordura saturada, presentes em proteínas de origem animal.
Um exemplo de combinação perfeita de aminoácidos é o típico arroz com feijão: o aminoácido metionina está presente em boa quantidade no arroz, porém é escasso no feijão. Já a lisina está em peso no feijão e não no arroz. Juntos na mesma refeição, esses aminoácidos se unem, gerando importantes proteínas para a formação e manutenção dos músculos.

ARROZ

Rico em metionina - aminoácido que ajuda a processar gorduras e preservar a função hepática. Potencializa a saúde mental e emocional do ser humano. Segundo a Embrapa, os aminoácidos do arroz são mais nutritivos que os de outros cereais, como milho e trigo, e o alimento concentra menos de 1% de gordura.


O cereal é campeão em vitaminas do complexo B:
  • B1: garante o bom funcionamento do sistema nervoso e muscular e do coração;
  • B2: importante para olhos, células nervosas e metabolismo de carboidratos, das gorduras e das proteínas;
  • B3: fundamental para manter a pele saudável, o sistema nervoso e o aparelho digestivo em bom funcionamento, além de contribuir para a diminuição do colesterol.
Vamos começar a falando sobre o arroz e os três tipos mais comum entre os brasileiros.

Arroz Integral: sua maior característico é a cor, depois o sabor. Sabe porque, o arroz integral possui uma fina casca. É um arroz que passa por menor processo de beneficiamento, limpeza e descascamento. Deixando assim, uma maior riqueza de nutrientes.

O arroz integral é o mais rico em fibras, proteínas, minerais e vitaminas do complexo B. Com apenas a retirada da casca, os nutrientes concentrados na sua película e gérmen conferem mais vantagens à saúde do que o arroz processado, que mantém apenas o endosperma do grão, rico em amido. 
Entre os minerais, o magnésio sito como um dos mais importante, além de fósforo e potássio. Magnésio é um mineral que se encontra deficiente em grande parcela de nossa população, e possui funções nas mais variadas partes do corpo. Isto inclui a síntese de neurotransmissores, como a serotonina, a contração da musculatura, a formação óssea e a produção de energia.

A riqueza de fibras, proteínas, magnésio e algumas vitaminas tornam esse arroz um alimento especialmente importante para aqueles que buscam o emagrecimento. Auxiliando na sensação de saciedade, redução do colesterol, da glicose sanguínea, da ansiedade e da depressão. Obviamente, isso só será alcançado quando o arroz fizer parte de uma alimentação individualmente equilibrada e rotineira.

Arroz ParboilizadoA parboilização é o processo hidrotérmico no qual o arroz em casca é imerso em água potável a uma temperatura acima de 58°C, seguidos de gelatinização parcial ou total do amido e secagem.


O que isso significa? Significa que o arroz, durante o processo de parboilização, sofre um pré-cozimento, em que os nutrientes do pericarpo são parcialmente passados para a cariopse do grão. O arroz parboilizado é naturalmente mais nutritivo que o branco, pois nenhum composto químico é adicionado ao processo. Seu sabor característico e seu tom amarelado são decorrentes da mudança da estrutura do amido e fixação dos nutrientes, o que indica que o arroz parboilizado tem preservadas suas propriedades nutritivas naturais. A palavra parboilizado tem origem na adaptação do termo inglês parboiled, proveniente da aglutinação de partial + boiled, ou seja, parcialmente fervido.
Esse processo faz com ele mantenha os nutrientes do arroz integral em menos proporção (vitamina B, magnésio, fósforo e potássio) mas ainda ganhando do arroz branco polido e, de brinde, ainda cozinhe um pouco mais rápido que o tradicional arroz branco. 


Arroz Branco: é um dos cereais mais importantes na alimentação do dia-a dia e é o mais presente na alimentação do brasileiro. É uma importante fonte de carboidrato, que nos dá energia para realizarmos nossas atividades diárias. Além disso, o arroz também apresenta pequena quantidade de gordura.  É um alimento considerado de alto índice glicêmico, ou seja, que promove flutuações rápidas nas concentrações sanguíneas de glicose e insulina.



Dados nutricionais, a cada 100 g 
BRANCO
Fibras: 0,2 g
Proteínas: 7 g
Calorias: 120
TEMPO DE PREPARO: 25 min

PARBOiLIZADO
Fibras: 0,5 g 
Proteínas: 7,3 g
Calorias: 112
TEMPO DE PREPARO: 20 min 

INTEGRAL
Fibras: 1 g
Proteínas: 7,3 g
Calorias: 107
TEMPO DE PREPARO: 40 min



FEIJÃO










O feijão também é fonte de vitaminas B1, B2, B3 e, ainda, de B9. Esta última colabora para o bom funcionamento do sistema nervoso e da medula óssea. Possui sais minerais - como potássio, ferro, fósforo, cálcio, cobre, zinco e magnésio - e lisina, aminoácido essencial (aquele que o corpo não produz, mas é necessário ao organismo), que contribui para o crescimento de crianças e adolescentes e para a restauração de tecidos. O ideal é consumir 1 (uma) concha todos os dias.

Nutrientes (30 g)Feijão branco (cozido sem sal)Feijão carioca (cozido sem sal)Feijão preto (cozido sem sal)Feijão adzuki (cozido sem sal)
Calorias42 kcal45 kcal40 kcal38 kcal
Carboidratos7,53 g8,37 g7,11 g7,43 g
Proteínas2,92 g2,72 g2,66 g2,26 g
Gorduras0,1 g0,15 g0,16 g0,03 g
Gorduras saturadas0,027 g0,038 g0,042 g0,011 g
Gorduras monoinsaturadas0,009 g0,013 g0,012 g0,003 g
Gorduras poli-insaturadas0,046 g0,063 g0,069 g0,006 g
Fibras1,9 g1,6 g2,6 g2,2 g
Cálcio27 mg16 mg8 mg8 mg
Ferro1,11 mg0,69 mg0,63 mg0,6 mg
Magnésio19 mg20 mg21 mg16 mg
Fósforo34 mg50 mg42 mg50 mg
Potássio168 mg152 mg106 mg160 mg
Sódio2 mg1 mg--2 mg
Zinco0,41 mg0,29 mg0,34 mg0,53 mg
Vitamina B1 (Tiamina)0,035 mg0,077 mg0,073 mg0,034 mg
Vitamina B2 (Riboflavona)0,014 mg0,019 mg0,018 mg0,019 mg
Vitamina B3 (Niacina)0,042 mg0,171 mg0,152 mg0,215 mg
Vitamina B60,028 mg0,052 mg0,021 mg0,029 mg
Vitamina B9 (Ácido fólico)24 mcg50 mcg45 mcg36 mcg
Vitamina E0,28 mg0,29 mg----
Vitamina K1 mcg1,1 mcg----
Fonte: Tabela do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos 
Feijão cariocaComo podem ver, o feijão carioca contém mais proteína, fibra e magnésio quando comparado com o preto. O feijão preto, no entanto, leva mais ferro, fósforo, potássio e cálcio. Um dos benefícios do feijão carioca é regular o sistema digestivo e evita a prisão de ventre. As pessoas com diverticulose e distúrbios do cólon outros promover a cura incluindo este vegetal em sua dieta.

Feijão preto: São abundantes em fibras solúveis, que é especificamente o tipo de fibra que foi encontrado muito útil na redução dos níveis de colesterol no sangue. Riscos reduzidos de doenças coronárias e ataques cardíacos ambos têm sido associada com o aumento do consumo de fibras solúveis, particularmente de legumes.

Por último, vale lembrar que é bacana deixar o feijão de molho por pelo menos 8 horas para diminuir o teor de fitatos. Fitatos diminuem a absorção de alguns nutrientes (ferro, cálcio, etc) e seu teor em alimentos como o feijão é diminuído quando esses são deixados de molho ou são cozidos.
Feijão Branco: O feijão branco é um auxiliador no processo de emagrecimento. Grão rico em proteína e que ajuda a emagrecer, pois contém uma proteína chamada faseolamina, a qual inibe o processo de digestão do carboidrato, ou seja inibe a absorção de açúcares no sangue (em até 20%).

Mas para obtermos esses benefícios temos que
 seguir alguns critérios: ele não deve ser cozido e sim consumido cru, e para isso ele deve ser triturado e ser consumido na forma de farinha. Mas antes é necessário lavar e secar (pode ser ao sol ou a sombra) e não deve ser colocado para secar no forno, pois perde suas propriedades. Essa farinha deve ser consumida antes do almoço e da janta, por exemplo, para diminuir a absorção da quantidade de carboidrato ingerida. Deve ser diluída em um copo de água.

Outro benefício do feijão branco é que ele ajuda a prevenir o diabetes mellitus, devido essa diminuição na absorção do carboidrato.


Contraindicações

Não se pode consumir continuamente essa farinha por mais de 30 ou 40 dias. Isso ocorre porque os feijões crus contém fatores antinutricionais, nutrientes chamados de fitatos, que pioram a absorção de nutrientes como ferro, zinco, cobre e fósforo. Por isso também, ela não é indicada para pessoas com anemia ou com alterações intestinais, nem em gestantes. Para crianças o consumo só pode ser feito sob supervisão médica.
Dicas

O feijão branco pode continuar a fazer parte na mesa dos brasileiros em forma de feijoada, nas saladas ou mesmo utilizar a farinha de feijão na preparação de pães e bolos, porém ele acaba não tendo esse efeito emagrecedor, pois foi submetido a cocção, mas deixa as preparações saborosas e nutritivas devido as proteínas e fibras que o compõe.


https://www.embrapa.br/
Reportagem globo repórter feijão branco - https://www.youtube.com/watch?v=QltuQ_R5Tj0

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura: m cm
Dieta e Saude
abaixo de 20 Abaixo do Peso
20 a 25 Peso Ideal
25 a 30 Sobrepeso
30 a 35 Obesidade Moderada
35 a 40 Obesidade Severa
40 a 50 Obesidade Mórbida
acima de 50 Super Obesidade
Calculadora Peso Ideal
Sexo: masc
fem
Altura: m cm
Dieta e Saude
Calculadora % Gordura
Sexo: masc fem
Peso: kgs
Idade:
Altura: m cm
Dieta e Saude
Classificação Homens Mulheres
excepcionalmente baixo 6% a 10% 10% a 15%
baixo 11% a 14% 16% a 19%
ideal 15% a 18% 20% a 25%
moderado 19% a 24% 26% a 29%
excesso de gordura maior que 25% maior que 30%

Você tem FOME de que?

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO